APH

APH

Feira sedia pela primeira vez na Bahia copa Norte e Nordeste de bandas e Fanfarras

Feira sedia pela primeira vez na Bahia copa Norte e Nordeste de bandas e Fanfarras
Evento, que atraiu grupos de dez estados brasileiros, é o maior campeonato regional do segmento no país.
Pelo segundo fim de semana consecutivo Feira de Santana realiza mais um evento de bandas e fanfarras. Desta vez, a cidade sedia a 12ª edição da Copa Norte Nordeste, o maior campeonato regional do segmento no país e que pela primeira vez está sendo realizada no estado da Bahia.
Coordenada pela Associação Norte e Nordeste de Bandas e Fanfarras do Brasil (Annebaf) o concurso musical atraiu grupos de dez estados brasileiros e cerca de quatro mil participantes. As apresentações aconteceram neste sábado e domingo (23 e 24) no Ginásio de Esportes da Escola de Assistência Social Santo Antônio (Ecassa), na Avenida Presidente Dutra.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Segundo o presidente da Liga Cultural de Bandas Musicais do Estado da Bahia (Licbamba), Luís Carlos Souza Silva, os grupos concorrem a troféus em duas categorias.
“Pela primeira vez a Bahia está sediando esse evento de grande potência em termo de fanfarras. Temos aí dez estados do Norte Nordeste em Feira de Santana, o que torna ainda mais gratificante. Estão concorrendo nas categorias bandas (com percussão e banda marcial) e na categoria banda show. Destas categorias existem as faixas etárias. Em cada nível desse temos três ou quatro grupos. A premiação é apenas com troféus, porque temos o apoio apenas na parte logística, e não temos recursos para fazer premiação em dinheiro”, informou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Ainda segundo Luís, a avaliação das apresentações é dividida em duas categorias: a musical, que é a parte da harmonização, afinação, e percussão, e linha de frente que é a baliza, regente, pelotão cinco e pelotão coreográfico.
Ele informou ao Acorda Cidade que as equipes estão alojadas em escolas estaduais cedidas pelo Núcleo Regional de Educação. “Geralmente as hospedagens são em escolas. Temos alimentação e colchonetes para dormir nas escolas. São aproximadamente 40 fanfarras, com equipes formadas em média de 100 pessoas entre músicos e pessoal de apoio. O que dá um total de quase quatro mil participantes”, explicou.
O Sargento Sena, é o maestro da banda do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco - Anexo 1, Petrolina. Fundada há oito anos, juntamente com o colégio, hoje a banda tem 45 componentes, participa de desfile de 7 de Setembro e já foi vice-campeã. Ele informou ao Acorda Cidade que o deslocamento de um estado para outro não é fácil, mas que é sempre bom participar de competições.
“O deslocamento é muito difícil. Não temos recursos para alugar ônibus, mas como a banda é do Colégio da Polícia Militar o nosso comandante conseguiu um ônibus, e aqui estamos para mais uma competição”, comemorou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A realização da copa, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, tem como finalidade reconhecer os trabalhos das bandas e fanfarras além de oportunizar aos jovens músicos troca de conhecimento e informações na área da música. Segundo a Annebaf, "A copa tem também como objetivo promover intercâmbio sociocultural entre os integrantes, mediante competição sadia estimulando a criação de Bandas e fanfarras, incentivando o aprimoramento de métodos e técnicas, contribuindo para o desenvolvimento do sentimento cívico, espírito de companheirismo e autodisciplina necessário para formação do cidadão.”.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.